Inicialmente, policiais militares de Pernambuco foram acionados para uma ocorrência na Rua do Cruzeiro do Forte, próximo ao Colégio Fernando Mota, onde uma quadrilha estava praticando diversos roubos a condutores de veículos na área, usando um veículo do modelo Onix de cor preta.
Uma das vítimas do grupo teria sido um policial militar de Alagoas, que não entregou os pertences e acabou sendo vítima de disparos de arma de fogo. Ele reagiu e entrou em confronto com os suspeitos, tendo atingido um deles, que, mesmo ferido conseguiu fugir, assim como os demais.
A PM de Pernambuco realizou buscas, e o homem baleado foi encontrado em um beco na região. Em seguida, ele foi preso e levado ao Hospital da Restauração, no bairro do Derby, área central do Recife, onde se encontra sob custódia.
Segundo informações da Polícia Militar, o suspeito estava com um revólver com cinco munições intactas e uma deflagrada.
O homem, segundo a PM, tem várias passagens pelo sistema carcerário, tendo recebido alvará de soltura há menos de um mês.
Os demais suspeitos de envolvimento no caso não se feriram na troca de tiros e conseguiram escapar. Segundo a PM, eles abandonaram o carro Onix no bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes.
O veículo foi roubado na Rua Soldado Sinezio de Aragão, em Boa Viagem, de acordo com a polícia. O carro foi localizado por policiais.
A PM suspeita que eles deram sequência à fuga roubando outro veículo, que não teve modelo e placa identificados.
O policial de Alagoas, que reagiu à investida dos suspeitos, foi encaminhado ao DHPP (Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa), no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, para realizar o registro da ocorrência.