Ao contrário das cenas de aglomeração, registradas no último fim de semana, a cidade de Olinda, região metropolitana do Recife, vivenciou uma tarde de calmaria neste domingo (6). Nos principais pontos do Sítio Histórico, área que dispõe de opções de lazer para turistas e moradores, a reportagem da Folha de Pernambuco encontrou poucas pessoas frequentando bares e restaurantes no local. A maior movimentação era no Alto da Sé, mas nada que causasse preocupação para as autoridades.
Na última quinta-feira (3), o prefeito do município, Professor Lupércio, assinou um decreto proibindo a realização de apresentações musicais ao vivo e vetou o uso de equipamentos de som mecânico no Sítio Histórico durante os fins de semana. A decisão tem a finalidade de evitar aglomerações e reduzir o contágio de Covid-19 e Influenza.
O decreto vale para estabelecimentos comerciais, em especial para bares e restaurantes, que ficam nas ruas e áreas externas de residências do local.
Na semana passada, centenas de pessoas desrespeitaram normas sanitárias, gerando aglomeração nas ladeiras. A Polícia Militar de Pernambuco precisou ser acionada para realizar a dispersão da população.