(81) 99751-0883

NO AR

Sequência Programada

radioamparofm.com.br

Grande Recife

Luto: Morre Aos 89 anos Dona Glorinha do Coco, Mestra do Coco de Roda, em Olinda

Artista pernambucana estava internada no Hospital Tricentenário, no mesmo município

Publicada em 30/03/24 às 09:13h - 837 visualizações

por Portal Amparo


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Dona Glorinha do Coco, Mestra do Coco de Roda  (Foto: Reprodução/Instagram)

Despedida de uma Lenda: Dona Glorinha do Coco

A comunidade de Amaro Branco, em Olinda, está de luto com o falecimento de uma de suas figuras mais icônicas, Dona Glorinha do Coco, aos 89 anos, nesta sexta-feira, 29 de março. A notícia triste foi confirmada através do perfil oficial do Instagram da renomada artista olindense, que estava internada no Hospital Tricentenário.

Um Adeus Tocado pelo Coração

"É com pesar que recebemos a triste notícia do falecimento de Dona Glorinha do Coco. Ela partiu serenamente, cercada pelo amor de sua família, deixando um vazio imensurável em nossos corações. Que os Orixás a recebam com luz e paz. Dona Glorinha do Coco jamais será esquecida", lamentou a comunidade.




Um Legado de Amor pelo Coco de Roda

Nascida Maria da Glória Braz de Almeida, Dona Glorinha herdou o amor pelo Coco de seus antepassados. Viúva de um pescador, ela encontrava na beira da praia a inspiração para exaltar essa forma de expressão cultural tão genuína. Defensora incansável do Coco de Roda, Dona Glorinha seguia os passos de sua mãe, uma das pioneiras do folguedo Acorda Povo.

A Mestra que Encantou Olinda e Além-Mar

Reconhecida como a mestra mais venerável de Amaro Branco, Dona Glorinha enfeitava as ruas de Olinda com sua presença durante os festejos juninos. Sua sambada, parte integrante do primeiro CD lançado em 2013, ecoava seu nome por onde passava. Não apenas em terras brasileiras, mas também além-fronteiras, Dona Glorinha levou seu talento ao Espaço Brasil em Lisboa, Portugal, como parte da programação cultural promovida pela Funarte/Ministério da Cultura.

Uma Vida Dedicada à Arte e ao Reconhecimento

Seu disco foi sua voz além das fronteiras, conduzindo-a à final do Prêmio da Música Brasileira em 2015. Essa e outras conquistas refletiam a dedicação incansável de Dona Glorinha ao Coco de Roda, uma paixão que transcendeu gerações e fronteiras.

Ainda Sem Detalhes sobre a Despedida

Enquanto a comunidade se une em luto, ainda não foram divulgadas informações sobre o velório e o sepultamento de Dona Glorinha do Coco. A espera por esses detalhes apenas ressalta o vazio deixado pela partida dessa figura tão amada e respeitada.

Neste momento de despedida, a comunidade de Amaro Branco e além encontra conforto na certeza de que o legado de Dona Glorinha do Coco continuará a inspirar e encantar gerações futuras, mantendo viva a chama do Coco de Roda e celebrando a riqueza da cultura popular brasileira.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(81)99751-0883

Visitas: 105601
Usuários Online: 33
Copyright (c) 2024 - Portal Amparo - Associação Comunitária de Comunicação, Cultura e Meio ambiente de Olinda - CNPJ: 02.727.860/0001-57
Converse conosco pelo Whatsapp!